Skip to content


quem somos


A Literacia foi criada em julho de 2003 e tem se destacado desde então como um espaço cultural alternativo em São José dos Campos. Com  intensa programação cultural voltada  para o público que valoriza as artes plásticas e a música em geral, além da leitura, a Literacia conquistou projeção junto a um importante segmento de público que tem prestigiado os eventos artísticos e literários da livraria. Desde o início das  atividades, vários projetos foram desenvolvidos e  consolidados com ações nas seguintes áreas de conhecimento: literatura, música, cinema, fotografia, pintura, gravura entre outras modalidades de arte e cultura.

Na área da literatura  registramos algumas atividades já desenvolvidas no passado como o Sarau Literário coordenado pelo poeta Moraes com  uma programação voltada para os alunos de escolas públicas e privadas do ensino fundamental e médio, que se reuniam regularmente para a discussão da literatura de língua portuguesa. Além das Tertúlias Literárias e lançamentos de livros continuamos a promover  os Encontros e Desencontros Filosóficos atividade que atraí um público especializado, em especial professores e pesquisadores do INPE para palestras e discussão de temas variados de interesse do público em geral.  Esta atividade é coordenada pelo pesquisador do INPE, Nuno Cesar.

Na área musical é mantido um projeto para promover grupos ou indivíduos com formação musical  como forma de divulgar os trabalhos autorais; a estas apresentações dá-se o nome de Expressão Arte, pois inclui, além da apresentação musical – que abrange vários gêneros musicais – outras performances em artes plásticas.  A Roda de Choro , foi uma atividade coordenada por Alexandre Wunsche, astrofísico do INPE um dos eventos de destaque na área musical que perdurou por mais de 1 ano. Hoje, em seu lugar, temos a Roda de Samba, com a marcaNinho de Cobras” coordenado pelo talentoso compositor de samba Marcinho Moreira, de SJC, e que acontece uma vez por mês às quartas feiras a partir das 19h e tem alcançado grande sucesso com a presença de músicos, compositores e sambistas de São José dos Campos e Região.

Em cinema e fotografia são realizados cursos e workshops sendo  mantida uma programação semanal do Cineclube Paratodos há seis anos consecutivos aberto à participação do público amante da arte cinematográfica, que se reúne  todas segundas feiras à noite, sob a coordenação de André Mathias.

Este conjunto de ações define o conteúdo (missão e visão) que norteia o modo de ser da Literacia e  se expressa na seguinte frase:  ler, direito humano fundamental.

Literacia e seu significado

José Pacheco, um palestrante assíduo e amigo da Literacia,  em sua obra “Pequeno Dicionário de Absurdos em Educação” (Artmed, 2009) assim define o significado da palavra Literacia:

“O leitor atento já notou a ausência da palavra ‘liberdade’…. Além de ser o nome que meus amigos Analu e Wazdat deram à sua livraria, a palavra ‘literacia’ é um conceito com muitos significados. O seu sentido evoluiu, para englobar as competências que o indivíduo necessita para o bom desempenho pessoal, social e profissional. O sentido mais restrito implica a capacidade de usar a língua em sua forma escrita.”

FOTOS DA LITERACIA